The Foodie Blogroll

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os chás e as suas principais caraterísticas


O chá preto é o mais oxidado e dirige-se mais aos apreciadores de chás com sabores intensos e aromas fortes. Comparativamente, contém mais cafeína que o chá verde ou branco; mas ainda assim, contém 50% menos cafeína que o café como bebida.



O chá verde é actualmente uma bebida mundialmente famosa. É moderadamente processada mas não oxidada, de forma a reter os benefícios originais para a saúde. O chá verde destina-se às pessoas mais atentas ás questões de saúde , que desejam obter o máximo benefício enquanto saboreiam uma bebida soberbamente relaxante e revigorante. Contém uma grande quantidade de anti-oxidantes , vitaminas, minerais e aminoácidos.



O chá branco é muito menos conhecido. É feito a partir da mesma folha,  colhida ainda na forma de gomo envolto em fios brancos prateados, antes deste se abrir em folha. Uma vez que é colhida apenas de plantas de chá especialmente seleccionadas e sendo altamente sazonal, resulta muito mais caro que o chá verde. Praticamente não sofre qualquer oxidação ou fermentação; sendo que o chá que se encontra á venda é literalmente  tão fresco como os gomos das árvores no que respeita à retenção de anti-oxidantes e outros compostos benéficos para a saúde. O chá branco tem uma concentração em anti-oxidantes 3 vezes superior ao chá verde e 12 vezes superior ao  sumo de laranja natural!




Sem comentários: