The Foodie Blogroll

sábado, 23 de junho de 2012

Como preparar uma boa chávena de chá


Existem vários tipos de chá disponíveis no mercado de marcas diferentes, com variadas apresentações e diferentes sabores, aromas e benefícios para a saúde. Apesar das diferentes embalagens trazerem instruções para preparar a melhor chávena de chá daquele produto em particular, basicamente o chá é consumido como uma bebida preparada com água quente ou a ferver.
Em média é possível preparar uma chávena de chá pronta a beber em 2 ou 3 minutos. Pode-se adicionar açúcar ou leite de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa.     

     

Tradicionalmente a água quente ou fervida é vertida sobre as folhas de chá soltas ou contidas num infusor colocado dentro de uma chávena ou bule de chá. As folhas de chá soltas ou o infusor podem ser removidos após 2 a 3 minutos de infusão; após o qual o chá pode ser escoado e vertido, ficando pronto a beber.
A maior parte dos chás verdes requerem um tempo de infusão de aproximadamente 3 minutos enquanto que alguns podem requerer até 10 minutos. A quantidade de água para uma colher cheia de folhas de chá (5 ml) é uma chávena de água (200ml), apesar de ser muito variável de um chá para outro. A intensidade da infusão depende da quantidade de folhas de chá e não do tempo de infusão. No caso dos chás que se bebem com leite, deve-se aumentar a intensidade da infusão.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Os Europeus e o Chá


Os primeiros Europeus a introduzir o chá foram os exploradores Portugueses durante uma visita ao Japão em 1560. Mais tarde em 1618, um imperador da Dinastia Ming introduziu o chá na Rússia ao enviar chá como oferta ao Czar Alexis. O chá contribuiu desde o século 17 (há cerca de 400 anos) para estabelecer a ponte entre o oriente e o ocidente, transformando companhias como as East India Trade Company e John Company nos primeiros monopólios gigantes mundiais. Por volta de 1650 depois de Cristo, antes do estabelecimento das companhias gigantes para o comércio de exclusivo de chá supra mencionadas, quando os navios ainda eram escassos e o turismo mundial não era  desenvolvido, tirando os países onde o chá crescia livremente, só a aristocracia Francesa, Inglesa e Holandesa tiravam proveito das propriedades do chá devido aos custos de transporte.



 Nos primeiros estádios após a introdução do chá na Europa, o chá permaneceu a bebida social exclusiva da elite e da sociedade britânica hierarquicamente mais diferenciada. No final do século 18 o chá tornou-se muito popular e acessível á media dos cidadãos na Inglaterra devido á retirada de inúmeros impostos que lhe eram cobrados. As importações de chá da China para Inglaterra tornaram-se tão elevadas que criaram um problema sério na balança de transacções com a China. A Inglaterra conseguiu equilibrar o deficit comercial vendendo Opium á China. Hoje em dia, a Inglaterra é o segundo maior consumidor mundial de chá per capita , sendo a Irlanda o líder, consumindo uma média de 3.5 a 4 chávenas de chá por pessoa por dia.


terça-feira, 19 de junho de 2012

História do Chá


A origem do consumo do chá está envolta em mistério e mito, assim como quando e onde foi o chá consumido pela 1ª vez como uma bebida permanece matéria de conjecturas. Contudo, oficialmente, diz-se que o imperador Chinês Shan Nong (também chamado Shenmong) aclamado fundador da medicina Chinesa descobriu o Chá em 2737 B. C. durante uma viagem, quando algumas folhas lhe caíram na sua chávena de água quente. Ele testou imediatamente o seu sabor e parece ter descoberto algumas das suas propriedades restauradoras incluindo a habilidade para eliminar as toxinas do organismo. Adicionalmente, há evidência que o chá terá crescido também em outros países orientais há mais de 4500 anos. 



 O chá tem suportado e sobrevivido às convulsões sócio-económicas e culturais de inúmeras sociedades em diferentes nações há tanto tempo quanto o da era da civilização humana, considerando-se este entrelaçado com a própria história do ser humano. Actualmente o chá faz de tal maneira parte da cultura oriental e da sua forma de vida, que dificilmente haverá um evento social privado ou público em que o chá não desempenhe um papel crucial. Existem numerosas lendas, mitos, provérbios e poemas acerca do chá que lhe concedem um charme oriental místico. De acordo com uma história popular, crê-se que Lord Buddha terá descoberto o chá, quando acidentalmente uma folha de chá caiu na chávena de água que segurava enquanto meditava debaixo de uma árvore. Contudo, Lord Buddha viveu há cerca de 2600 anos , isto é, 600 anos antes de Cristo, enquanto que o imperador chinês Shan Nong, o qual também se crê ter contribuído para a descoberta do chá,  viveu 2700 anos antes de Cristo , ou seja 2000 anos antes de Lord Buddha.




sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Chá e a Cafeína...


A cafeína é boa para toda a gente desde que o seu consumo não ultrapasse os 300mg/dia como recomendado pela Associação Médica Americana. 
Só um consumo em cafeína superior a este valor provoca efeitos laterais indesejáveis. Assim sendo, consumindo um limite de cafeína até 300mg/dia, pode-se beber 6-7 chávenas de chá preto ou 15 chávenas de chá verde por dia. Se o conteúdo em cafeína do chá preto o deixa um pouco agitado, pode sempre mudar para os efeitos mais benéficos do chá branco ou verde.