The Foodie Blogroll

sábado, 23 de junho de 2012

Como preparar uma boa chávena de chá


Existem vários tipos de chá disponíveis no mercado de marcas diferentes, com variadas apresentações e diferentes sabores, aromas e benefícios para a saúde. Apesar das diferentes embalagens trazerem instruções para preparar a melhor chávena de chá daquele produto em particular, basicamente o chá é consumido como uma bebida preparada com água quente ou a ferver.
Em média é possível preparar uma chávena de chá pronta a beber em 2 ou 3 minutos. Pode-se adicionar açúcar ou leite de acordo com o gosto pessoal de cada pessoa.     

     

Tradicionalmente a água quente ou fervida é vertida sobre as folhas de chá soltas ou contidas num infusor colocado dentro de uma chávena ou bule de chá. As folhas de chá soltas ou o infusor podem ser removidos após 2 a 3 minutos de infusão; após o qual o chá pode ser escoado e vertido, ficando pronto a beber.
A maior parte dos chás verdes requerem um tempo de infusão de aproximadamente 3 minutos enquanto que alguns podem requerer até 10 minutos. A quantidade de água para uma colher cheia de folhas de chá (5 ml) é uma chávena de água (200ml), apesar de ser muito variável de um chá para outro. A intensidade da infusão depende da quantidade de folhas de chá e não do tempo de infusão. No caso dos chás que se bebem com leite, deve-se aumentar a intensidade da infusão.


Sem comentários: